sexta-feira, 26 de junho de 2009

Atividade 2-3 O que é hipertexto segundo você e outros autores

Hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.

Se tomarmos como exemplo a Internet, cada website é um hipertexto, pois os links das páginas fazem com que fragmentos de textos se unam a outros, deixando a cargo do leitor a formação de seu próprio texto.
br.geocities.com/


O hipertexto tem como características o texto não-linear, o leitor como co-autor e a possibilidade de usar linguagem textual e não-textual (som, imagem, vídeo etc.). Há hipertexto num ebook somente se for elaborado com vários links através dos quais o leitor navega e constrói a seqüência de informações conforme sua vontade, voltando ao texto principal do ebook quando desejar. Um bom exemplo pra você visualizar o uso do hipertexto são as páginas da Wikipédia em que em cada entrada possui links nos conceitos principais para novas definições dentro da Wikipédia, além de links para outras informações adicionais, imagens, vídeos, sons.
http://br.answers.yahoo.com

Nos hipertextos, o conteúdo encontra-se organizado em forma de rede
de itens, com ligações que remetem para outros textos. Desta forma, o
leitor não tem necessariamente de seguir uma sequência predefinida,
podendo escolher, em determinadas palavras, “saltar” de um tema para
outro, à medida que lê o documento.
As páginas web são um exemplo de
documentos que usam hipertexto, pois
são ligadas por hiperligações –
vulgarmente chamadas links. Clicando
numa dessas hiperligações, temos
acesso a outra página ou a documentos
de outro tipo, e assim sucessivamente.
Deste modo, cada página está ligada a
outras, formando uma rede de páginas. O conjunto de páginas de
hipertexto na Internet forma a World Wide Web, ou www.
www.esvilela.pt

Como ainda estou aprendendo sobre o assunto tudo que os autores estão falando fazem sentido e me auxiliam quando preciso usar o hipertexto, parece-me realmente que estou "saltando" de uma informação, imagem,etc, para outra mas, que estão relacionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário